Entre os critérios usados para classificar as cidades mais empreendedoras do Brasil, estão: infraestrutura, acesso à capital, inovação e recursos humaos. Foto: Reprodução/Empresasecooperativas.
Está a fim de empreender e trilhar aquela carreira de sucesso como empresário, a gente te ajuda com dicas bacanas sobre os locais com melhores condições para abrir o negócio. O ranking divulgado esta semana mostra as 10 cidades mais empreendedoras do Brasil. São Paulo lidera. Veja.
O estudo foi produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com o apoio da Endeavor, uma rede internacional que apoia empreendedores, e teve São Paulo como a melhor cidade para se empreender no país.
Os critérios para classificar as 101 cidades mais empreendedores do Brasil foram: infraestrutura, acesso à capital, inovação, capital humano, ambiente regulatório, mercado e cultura.
O Ranking
O levantamento elencou as 101 melhores cidades para começar a jornada em busca de seus sonhos como empresário. O estudo é completo e traz análises sócio-econômicas das 101 cidades, oferecendo aos entusiastas do empreendedorismo uma leitura completa sobre as condições para se empreender em diversas cidades do país.
- 1° São Paulo (SP)
São Paulo foi a cidade melhor colocada no Índice de Cidades Empreendedores do Brasil, com uma pontuação de 8,673 pontos. A cidade se destaca principalmente pela sua infraestrutura, que levou em conta conectividade das vias, decolagens e proximidade com os portos. Quer tentar algo novo? São Paulo parece promissora!
- 2° Florianópolis (SC)
Não muito atrás de São Paulo ficou Florianópolis, com 8,411 pontos. A cidade teve sua pontuação de destaque nos critérios de recursos humanos, que leva em conta nota do Enem e proporção de adultos com ensino médio e superior, e inovação, que é medida pela proporção de mestres e doutores, infraestrutura tecnológica e média de investimento do BNDES e FINEP.
- 3° Joinville (SC)
Joinville ocupou a terceira posição. O destaque da cidade foi principalmente o melhor ambiente regulatório. Assim, Joinville, no processo de abertura de empresas e resolução de trâmites burocráticos, tem a melhor desenvoltura para agilidade. A tributação e a complexidade burocrática do local também se mostraram menores quando comparadas a outras cidades do Índice.
- 4° Brasília (DF)
Brasília no último ranking estava em 69°, agora pulou para quarta posição. O fator determinante para essa grande mudança foi melhorias no ambiente regulatório. A cidade teve uma redução na alíquota interna de ICM e na simplificação burocrática enfrentada pelas empresas. Mas ainda assim está entre as cidades com índice de vida mais caros do país.
- 5° Niterói (RJ)
Niterói foi a cidade que registrou o maior crescimento real do PIB entre 2022 e 2023. A indústria petrolífera, fortemente presente no local, se beneficia dos preços do barril de petróleo, que é vendido na cotação da moeda norte-americana.
- 6° Boa Vista (RR)
Boa Vista foi a sexta colada no ranking, se destacando na categoria “Cultura Empreendedora”. Esse critério leva em conta cidades que têm instituições que vão atuar diretamente com moradores, explicando e sanando dúvidas sobre empreendedorismo e os processos de como abrir uma empresa.
- 7° Curitiba (PR)
Curitiba, em 7° lugar, teve uma das melhores pontuações no critério de acesso à capital. Isso significa que a cidade facilita empréstimos para empreendedores novatos, que visam abrir seu próprio negócio.
- 8° Rio de Janeiro (RJ)
Assim como Curitiba, a cidade do Rio de Janeiro se destacou por ter um ambiente econômico muito favorável para abertura de empresas. Na cidade, os pesquisadores indicaram evidências no processo de se obter recursos financeiros para financiar novos negócios.
- 9° Macapá (AP)
Macapá teve um ótimo desempenho quando se fala em impostos! A cidade teve uma das menores alíquotas dos impostos, além de ter uma ótima cultura empreendedora, com diversos projetos que aproximam a população das práticas do empreendedorismo.
- 10° Goiânia (GO)
Fechando o ranking das 10 primeiras melhores cidades para se empreender no Brasil está Goiânia. A cidade ocupou a primeira posição no critério de ambiente regulatório, que mede as condições oferecidas pelo governo para quem quer começar a empreender.